Tirando a Carteira de Habilitação- Clínica Psicotécnica.

sábado, agosto 02, 2014

Toda vez que iniciamos algo novo ficamos cheios de dúvidas e receios, e o blog nos ajuda muito nessa hora, saber o que outra pessoa fez em uma mesma situação, costuma abrir nossa mente e nos deixar mais preparados.  A dica de hoje é pra quem deseja tirar a Carteira de Habilitação!


O que fazer antes de tudo?
Procurar informações, se você está lendo este post por exemplo, já é um bom começo, isso demonstra que você está interessado(a) no assunto e provavelmente não vai passar apuros.
Tá, mas quais informações?
A primeira coisa a se fazer é procurar uma clínica psicotécnica credenciada ao Detran.
O que é uma clínica psicotécnica?
Essa clínica tem a finalidade de avaliar o candidato que deseja começar seu processo de Habilitação.

Quando eu decidi que já estava na hora de tirar minha habilitação, conversei com alguns colegas e amigos sobre o que eles fizeram, e esclareci dúvidas essenciais, mas nenhum deles me falaram o que poderia acontecer na clínica, e confesso que fiquei um pouco receosa. Chegando lá fiquei muito preocupada, eu nem sequer sabia o que iria acontecer, mas foi muito tranquilo, a clínica é o primeiro passo. Sentei em uma cadeira indicada pela psicóloga e esperei os comandos, ela me entregou uma folha em branco e um caderno de desenhos, e por incrível que pareça, me senti novamente no Jardim de Infância, tive que completar alguns desenhos com níveis de dificuldade diferentes, logo depois, ela pediu que eu fizesse vários traços na folha , de tamanhos e espaçamentos iguais, em um tempo determinado.
Se teve algo a mais eu não me lembro no momento, mas a dica que dou é somente ficar calmo(a), o psicólogo não está lá pra te julgar e muito menos te taxar de doido(a), estão lá apenas para testar sua paciência, e saber o quanto você é capaz de obedecer regras e comandos sem ficar irritado, porque isso se aplica quando você for dirigir, vai ser preciso obedecer sinalizações, regras e tudo mais. No segundo dia eu voltei a clínica para fazer exame oftalmológico, tirar minha pressão... Coisas de praxe mesmo, a clínica te liga para informar se está tudo certinho e se você já pode buscar o seu processo.
Não podemos nos esquecer dos valore$... O valor do exame e da taxa do Detran sempre virão juntos na Clínica, é bom você ir preparado antes mesmo de sair de casa, pergunte o valor antes de tudo, pois o pagamento é a vista e sempre é atualizado. Eu achei razoavelmente caro, só nessa primeira etapa tive que desembolsar R$382,00.

Então só pra resumir, o segredo é a calma, se informar antes e deixar sempre o dinheiro separado para evitar contra-tempos.

You Might Also Like

0 comentários

Deixe sua opinião!

Posts Populares